HISTÓRIA Museu Getúlio Vargas
A Casa Museu Getúlio Vargas está situada na Av. Presidente Vargas, 1772 em São Borja (RS).
O prédio foi construído em 1910. Após casar, em 11/03/1911, Getúlio Vargas e sua esposa Darcy Sarmanho Vargas passaram a residir na casa, onde também ele desenvolvia sua atividade profissional como advogado.
Este Museu foi idealizado pelo Dr. Lutero Sarmanho Vargas, filho mais velho de Getúlio, o qual herdou a casa. Em 1984 foi inaugurado o Museu Getúlio Vargas em São Borja- RS, com intuito de preservar a memória e a história de seu pai.
A Casa Museu Getúlio Vargas está “tombada” como patrimônio do município de São Borja. Possui 11 (onze) cômodos nos quais estão dispostos painéis com a história política e fotos que ilustram cada época descrita, itens pessoais e registros antigos de toda sua trajetória política, além de móveis, livros, documentos, peças de vestuário, fotografias, louças e itens históricos de sua vida e morte.
Entre peças expostas e guardadas no acervo e reserva técnica, livros que aguardam restauração e digitalização constam em torno de 2.280 peças caracterizados numa biotipologia do personagem Getúlio Vargas e a família Vargas.
Tudo que está exposto na Casa Museu Getúlio Vargas e a forma como estão expostos surgem no contexto da museologia municipal, regional e nacional como recurso cultural de suma importância que deve ser dinamizada, divulgada, conservado e adequado as necessidades e interesses dos seus visitantes, estudantes e professores que por aqui passam, realizam suas pesquisas e estudos.
0 comentários:
Postar um comentário